Blog B2Blue.com

Qual a importância da logística reversa para grandes empresas?

Jul 24, 2020 9:36:35 AM / by b2blue

A logística reversa é o fluxo de retorno de materiais que já foram usados pela empresa. Eles partem do ponto de consumo e retornam para o ponto de origem, por meio de um processo exclusivo.

Algumas indústrias investem mais nessas áreas, como o setor farmacêutico, de eletrônicos e construção civil. No entanto, outras empresas também se destacam. A Coca-Cola, por exemplo, reaproveita as embalagens PET, enquanto a Unilever executa o retorno das embalagens PEAD.

Se for realizada corretamente, a logística reversa é importante por causa de suas vantagens. A seguir, confira o que justifica a relevância dessa proposta!

Aperfeiçoamento nos processos de produção

Os materiais que retornam para a empresa podem servir como apoio na fabricação de novos itens. Isso favorece o abastecimento da linha produtiva, sem depender totalmente dos fornecedores. Na prática, é uma forma de melhorar a capacidade de produção e dinamizar as etapas.

Além de tudo, é uma ótima alternativa para cumprir requisitos legais de manejo de resíduos. Algumas indústrias (especificamente, as com grande potencial poluente) são obrigadas a destinar os materiais corretamente. Com isso, a atuação reversa aumenta o controle e evita que os processos de produção sejam afetados por alguma irregularidade.

Redução de custos

No geral, reaproveitar é mais barato que explorar do zero. Componentes eletrônicos, por exemplo, têm elementos com alto valor agregado e podem ser usados novamente de outras formas. Trata-se, portanto, de uma maneira de reduzir os custos.

Ao mesmo tempo, não tem prejuízos para a qualidade, já que é possível fabricar novos itens dentro do padrão desejado. Assim sendo, ocorre um aumento na lucratividade e a consolidação de uma operação enxuta.

Se os produtos não puderem ser aproveitados na produção, é possível obter monetização por meio da venda para outras empresas. Então, no geral, existem menos gastos associados.

Aumento da sustentabilidade

Quando os materiais passam pela logística reversa, significa que eles não serão descartados em aterros sanitários ou no meio ambiente. Por isso, atuar dessa forma permite ampliar a sustentabilidade do negócio.

Além de diminuir a poluição e o estresse causado pelo excesso de resíduos, é uma maneira de reduzir a necessidade de exploração de recursos. Afinal, a reciclagem e o reaproveitamento fornecem um novo uso ao que seria descartado. Com isso, a empresa coloca em prática os valores sustentáveis e melhora a sua responsabilidade social corporativa (CSR).

Vantagem competitiva no mercado

Uma logística reversa bem-feita tem impactos positivos na imagem projetada do negócio. Com mais sustentabilidade, as pessoas se conectam à empresa, que se destaca dos concorrentes.

A vantagem competitiva também está associada à melhoria da produção e ao aumento dos lucros. Com maior retorno sobre investimento, existem mais recursos disponíveis para investir. Assim, pode-se alcançar um nível maior de competitividade.

A logística reversa é indispensável para o negócio nos dias atuais e oferece diversos benefícios. A exemplo de grandes empresas como Coca-Cola e Unilever, que aproveitam a oportunidade ao máximo para explorar essa alternativa, sendo benéfica ao seu negócio.

Já que falamos sobre a volta de componentes para a estrutura, entenda como calcular o seu resíduo gerenciado.

Tags: O Mercado

b2blue

Written by b2blue

Subscribe to Email Updates

Lists by Topic

see all

Posts by Topic

Ver tudo

Recent Posts